19 de dezembro de 2008

FELIZ NATAL E UM EXCELENTE 2009!!!

Quase um ano depois de me ter iniciado nestas lides dos blogs, e em jeito de balanço do ano de 2008, deixo aqui aquele que considero ser o momento mais marcante de 2008: dia 05 de Novembro.
Neste dia em particular, estava fora de casa há 5 dias em viagem de trabalho, no Abu Dhabi. Acordo e, acto reflexo, ligo a tv para ver o resultado das eleições nos EUA... ainda ensonado pela noite mal dormida devido ao jet lag, só consigo ver uma frase... OBAMA!!!!! O que veio depois e que assisti em directo pela CNN às 04:00 da madrugada, desarmou-me e de certa forma, comoveu-me.
Para quem passa tantos dias fora de casa, em hotéis, aviões e afins e por países mais ou menos distantes, é reconfortante ouvir um homem culto, calmo e desasombrado como este, em perfeito contraste com "aquela coisa" que ainda ocupa a Casa Branca.
O próximo ano profissional vai ser mais uma vez muito viajado e por países ainda mais distantes e com culturas ainda mais diferentes. Saber que daqui a uns meses vou estar no Médio Oriente sem que o FDP do G.W.Bush esteja no poleiro, deixa-me mais confiante... Por este e por mais um milhão de motivos ainda, o fantástico discurso de vitória de Barack Obama é o "meu" momento de 2008:

"
Boa noite, Chicago.


Se ainda houver alguém que duvida que a América é o lugar onde todas as coisas são possíveis, que questiona se o sonho dos nossos fundadores ainda está vivo, que ainda duvida do poder da nossa democracia, teve esta noite a sua resposta.
É a resposta dada pelas filas de voto que se estendiam em torno de escolas e igrejas em números que esta nação jamais vira, por pessoas que esperaram três e quatro horas, muitas pela primeira vez na sua vida, porque acreditavam que desta vez tinha de ser diferente, que as suas vozes poderiam fazer essa diferença.
É a resposta dada por jovens e velhos, ricos e pobres, democratas e republicanos, negros, brancos, hispânicos, asiáticos, nativos americanos, homossexuais, heterossexuais, pessoas com deficiências e pessoas saudáveis. Americanos que enviaram uma mensagem ao mundo, a de que nunca fomos apenas um conjunto de indivíduos ou um conjunto de Estados vermelhos e azuis.

Somos e sempre seremos os Estados Unidos da América.

É a resposta que levou aqueles, a quem foi dito durante tanto tempo e por tantos para serem cínicos, temerosos e hesitantes quanto àquilo que podemos alcançar, a porem as suas mãos no arco da História e a dobrá-lo uma vez mais em direcção à esperança num novo dia.
Há muito que isto se anunciava mas esta noite, devido àquilo que fizemos neste dia, nesta eleição, neste momento definidor, a mudança chegou à América.

Há pouco recebi um telefonema extraordinariamente amável do Senador McCain. O Senador McCain lutou longa e arduamente nesta campanha. E lutou ainda mais longa e arduamente pelo país que ama. Fez sacrifícios pela América que muitos de nós não conseguimos sequer imaginar. Estamos hoje melhor devido aos serviços prestados por este líder corajoso e altruísta. Felicito-o e felicito a governadora Palin por tudo aquilo que alcançaram. Espero vir a trabalhar com eles para renovar a promessa desta nação nos próximos meses.

Quero agradecer ao meu parceiro neste percurso, um homem que fez campanha com o seu coração e falou pelos homens e mulheres que cresceram com ele nas ruas de Scranton e viajaram com ele no comboio para Delaware, o vice-presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden.
E eu não estaria aqui hoje sem o inabalável apoio da minha melhor amiga dos últimos 16 anos, a pedra angular da nossa família, o amor da minha vida, a próxima Primeira Dama do país, Michelle Obama. Sasha e Malia, amo-vos mais do que poderão imaginar. E merecem o novo cachorro que virá connosco para a nova Casa Branca.
E embora ela já não esteja entre nós, sei que a minha avó está a observar-me, juntamente com a família que fez de mim aquilo que sou. Tenho saudades deles esta noite. Reconheço que a minha dívida para com eles não tem limites.
Para a minha irmã Maya, a minha irmã Alma, todos os meus outros irmãos e irmãs, desejo agradecer-vos todo o apoio que me deram. Estou-vos muito grato.
E ao meu director de campanha, David Plouffe, o discreto herói desta campanha, que, na minha opinião, concebeu a melhor campanha política da história dos Estados Unidos da América.
E ao meu director de estratégia, David Axelrod, que me tem acompanhado em todas as fases do meu percurso.
Para a melhor equipa alguma vez reunida na história da política: tornaram isto possível e estou-vos eternamente gratos por aquilo que sacrificaram para o conseguir.

Mas acima de tudo nunca esquecerei a quem pertence verdadeiramente esta vitória. Ela pertence-vos a vós. Pertence-vos a vós.
Nunca fui o candidato mais provável para este cargo. Não começámos com muito dinheiro nem muitos apoios. A nossa campanha não foi delineada nos salões de Washington. Começou nos pátios de Des Moines, em salas de estar de Concord e nos alpendres de Charleston. Foi construída por homens e mulheres trabalhadores que, das suas magras economias, retiraram 5 e 10 e 20 dólares para a causa. Foi sendo fortalecida pelos jovens que rejeitavam o mito da apatia da sua geração e deixaram as suas casas e famílias em troca de empregos que ofereciam pouco dinheiro e ainda menos sono. Foi sendo fortalecida por pessoas menos jovens, que enfrentaram um frio terrível e um calor sufocante para irem bater às portas de perfeitos estranhos, e pelos milhões de americanos que se ofereceram como voluntários, se organizaram e provaram que mais de dois séculos depois, um governo do povo, pelo povo e para o povo não desaparecera da Terra.
Esta vitória é vossa.
E sei que não fizeram isto apenas para vencer uma eleição. E sei que não o fizeram por mim. Fizeram-no porque compreendem a enormidade da tarefa que nos espera. Porque enquanto estamos aqui a comemorar, sabemos que os desafios que o amanhã trará são os maiores da nossa vida – duas guerras, uma planeta ameaçado, a pior crise financeira desde há um século.

Enquanto estamos aqui esta noite, sabemos que há americanos corajosos a acordarem nos desertos do Iraque e nas montanhas do Afeganistão para arriscarem as suas vidas por nós.
Há mães e pais que se mantêm acordados depois de os seus filhos adormecerem a interrogarem-se sobre como irão amortizar a hipoteca, pagar as contas do médico ou poupar o suficiente para pagar os estudos universitários dos filhos.
Há novas energias para aproveitar, novos empregos para serem criados, novas escolas para construir, ameaças para enfrentar e alianças para reparar.
O caminho à nossa frente vai ser longo. A subida vai ser íngreme. Podemos não chegar lá num ano ou mesmo numa legislatura. Mas América, nunca estive tão esperançoso como nesta noite em como chegaremos lá.
Prometo-vos.
Nós, enquanto povo, chegaremos lá. Haverá reveses e falsas partidas. Há muitos que não concordarão com todas as decisões ou políticas que eu tomar como presidente. E sabemos que o governo não consegue solucionar todos os problemas. Mas serei sempre honesto para convosco sobre os desafios que enfrentarmos. Ouvir-vos-ei, especialmente quando discordarmos. E, acima de tudo, pedir-vos-ei que adiram à tarefa de refazer esta nação da única forma como tem sido feita na América desde há 221 anos – pedaço a pedaço, tijolo a tijolo, e com mãos calejadas.

Aquilo que começou há 21 meses no rigor do Inverno não pode acabar nesta noite de Outono. Somente a vitória não constitui a mudança que pretendemos. É apenas a nossa oportunidade de efectuar essa mudança. E isso não poderá acontecer se voltarmos à forma como as coisas estavam. Não poderá acontecer sem vós, sem um novo espírito de empenho, um novo espírito de sacrifício. Convoquemos então um novo espírito de patriotismo, de responsabilidade, em que cada um de nós resolve deitar as mãos à obra e trabalhar mais esforçadamente, cuidando não só de nós mas de todos.
Recordemos que, se esta crise financeira nos ensinou alguma coisa, é que não podemos ter uma Wall Street florescente quando as Main Street sofrem. Neste país, erguemo-nos ou caímos como uma nação, como um povo. Resistamos à tentação de retomar o partidarismo, a mesquinhez e a imaturidade que há tanto tempo envenenam a nossa política. Recordemos que foi um homem deste Estado que, pela primeira vez, transportou o estandarte do Partido Republicano até à Casa Branca, um partido fundado em valores de independência, liberdade individual e unidade nacional.
São valores que todos nós partilhamos.

E embora o Partido Democrata tenha alcançado uma grande vitória esta noite, fazemo-lo com humildade e determinação para sarar as divergências que têm atrasado o nosso progresso. Como Lincoln disse a uma nação muito mais dividida do que a nossa, nós não somos inimigos mas amigos. Embora as relações possam estar tensas, não devem quebrar os nossos laços afectivos. E àqueles americanos cujo apoio ainda terei de merecer, posso não ter conquistado o vosso voto esta noite, mas ouço as vossas vozes. Preciso da vossa ajuda. E serei igualmente o vosso Presidente.
E a todos os que nos observam esta noite para lá das nossas costas, em parlamentos e palácios, àqueles que estão reunidos em torno de rádios em cantos esquecidos do mundo, as nossas histórias são únicas mas o nosso destino é comum, e uma nova era de liderança americana está prestes a começar.
Aos que querem destruir o mundo: derrotar-vos-emos. Aos que procuram a paz e a segurança: apoiar-vos-emos. E a todos aqueles que se interrogavam sobre se o farol da América ainda brilha com a mesma intensidade: esta noite provámos novamente que a verdadeira força da nossa nação não provém do poder das nossas armas ou da escala da nossa riqueza, mas da força duradoura dos nossos ideais: democracia, liberdade, oportunidade e uma esperança inabalável.
É este o verdadeiro génio da América: que a América pode mudar. A nossa união pode ser aperfeiçoada. O que já alcançámos dá-nos esperança para aquilo que podemos e devemos alcançar amanhã.

Esta eleição contou com muitas estreias e histórias de que se irá falar durante várias gerações. Mas aquela em que estou a pensar esta noite é sobre uma mulher que depositou o seu voto em Atlanta. Ela é muito parecida com os milhões de pessoas que aguardaram a sua vez para fazer ouvir a sua voz nestas eleições à excepção de uma coisa: Ann Nixon Cooper tem 106 anos. Ela nasceu apenas uma geração depois da escravatura, numa época em que não havia automóveis nas estradas nem aviões no céu; em que uma pessoa como ela não podia votar por duas razões – porque era mulher e por causa da cor da sua pele.
E esta noite penso em tudo o que ela viu ao longo do seu século de vida na América – a angústia e a esperança; a luta e o progresso; as alturas em que nos foi dito que não podíamos e as pessoas que não desistiram do credo americano: Sim, podemos.
Numa época em que as vozes das mulheres eram silenciadas e as suas esperanças destruídas, ela viveu o suficiente para se erguer, falar e votar. Sim, podemos.
Quando havia desespero e depressão em todo o país, ela viu uma nação vencer o seu próprio medo com um New Deal, novos empregos, e um novo sentimento de um objectivo em comum. Sim, podemos.
Quando as bombas caíam no nosso porto e a tirania ameaçava o mundo, ela esteve ali para testemunhar uma geração que alcançou a grandeza e salvou uma democracia. Sim, podemos.
Ela viu os autocarros em Montgomery, as mangueiras em Birmingham, uma ponte em Selma, e um pregador de Atlanta que dizia às pessoas que elas conseguiriam triunfar. Sim, podemos.
Um homem pisou a Lua, um muro caiu em Berlim, um mundo ficou ligado pela nossa ciência e imaginação.
E este ano, nestas eleições, ela tocou com o seu dedo num ecrã e votou, porque ao fim de 106 anos na América, tendo atravessado as horas mais felizes e as horas mais sombrias, ela sabe como a América pode mudar. Sim, podemos.

América, percorremos um longo caminho. Vimos tanto. Mas ainda há muito mais para fazer. Por isso, esta noite, perguntemos a nós próprios – se os nossos filhos viverem até ao próximo século, se as minhas filhas tiverem a sorte de viver tantos anos como Ann Nixon Cooper, que mudança é que verão? Que progressos teremos nós feito? Esta é a nossa oportunidade de responder a essa chamada. Este é o nosso momento. Este é o nosso tempo para pôr o nosso povo de novo a trabalhar e abrir portas de oportunidade para as nossas crianças; para restaurar a prosperidade e promover a causa da paz; para recuperar o sonho americano e reafirmar aquela verdade fundamental de que somos um só feito de muitos e que, enquanto respirarmos, temos esperança. E quando nos confrontarmos com cinismo e dúvidas e com aqueles que nos dizem que não podemos, responderemos com o credo intemporal que condensa o espírito de um povo: Sim, podemos.

Muito obrigado. Deus vos abençoe. E Deus abençoe os Estados Unidos da América.
"
Barack Hussein Obama, 05.11.2008

5 de dezembro de 2008

XPD Race 2008

A equipa GLOBAZ.PT - POLISPORT está de parabéns!!!

Então não é que os moços foram ao XPD e conseguiram um 10º lugar, depois de estarem em 8º durante quase toda a prova!?!? Isto num evento internacional de 5 dias e 700km, no meio de 31 equipas em que apenas 5 eram portuguesas. Uns verdadeiros prozaços internacionais portantos!
A acompanhá-los esteve a Elo Saue, Campeã Nacional de Orientação da Estónia, pois as equipas tinham que ter 4 elementos sendo um deles, obrigatoriamente, feminino. Ouvi dizer que esta senhora corria de caraças!!! Parabéns também para ela, como é óbvio! Quanto mais não seja por aturar estes 3 estarolas tantas horas seguidas! Aqui está ela em acção com o Lino, mas com muito mais estilo... LOL :)
Para apimentar ainda mais a coisa, a equipa teve a honra de aparecer numa reportagem do SleepMonsters, que é o site internacional de referência destas lides das Corridas de Aventura! Isto no dia mais estratégico da prova e que decidiu a classificação final... Ora vejam o excerto:
"
9am Wednesday at Coruche Sports Hall was the closing time for stage 3 section 4 of the race, and this morning deadline would prove critical in deciding the race winners. This was the point at which it became clear strength and speed were not enough to win XPD Portugal, careful strategy was required. Any team missing the deadline had to ride directly to Assistance Area 3 in Cartaxo, which was the end of stage 3. In doing so they would miss sections 5 and 6 of Stage 3, losing the chance to score 7 ‘mandatory’ checkpoints.…. the top 6 teams on scoring after stage two ALL missed this critical deadline.Team Finland, Uge Cyanosis, Buff Coolmax, Castilla y Leon es Vida - SOLE, Navigator Suunto and Adventureteam DK all failed to arrive in time (...) Teams which had taken direct routes and missed much of the course were arriving at Coruche before midnight and through the early hours of the morning but as 9am approached the support crews for the leaders could be seen pacing the car park between the sports centre and the local bull ring and anxiously looking along the road for signs of their team.At 8.55 a team was seen sprinting in and their spirits were raised, but it was not one of the leaders. It was Team Globaz.PT – Polisport of Portugal, who had been in 10th place after stage two. The team were delighted to make it in time and said they’d been racing flat out for the past two hours and it was really important to them.
"
Ora vamos lá fazer umas contas... A prova começou no domingo às 10:00 e isto passou-se às 09:00 de 4ª feira, sendo que de permeio, a equipa dormiu umas estonteantes 2h e uns trocos. Isto quer dizer que eles fizeram um sprint de 2h(!!!) após quase 70h de prova ininterrupta com 2h de sono pelo meio, para chegarem a horas onde nenhuma das equipas do top6 chegou e só mais duas equipas com percurso similar chegaram........ CUM CAR****!!! :))

Vibrei à brava com a vossa prova que acompanhei on line, mesmo quando estive em viagem esta semana. Parabéns Adelino, Hugo e Jorge Xará(aka Gato)!!!

P.S.: Eu sei que sou fraquinho, mas posso ir treinar com vocês? Deixam-me?? :)

26 de novembro de 2008

GLOBAZ.PT - POLISPORT

Este fds fui até à Freita fazer umas fotos à equipa GLOBAZ.PT - POLISPORT para uma espécie de "portfólio" deles. Esta equipa é a Vice-Campeã Nacional (uau!!) da Taça de Portugal de Corridas de Aventura, no Escalão Elite, e como já devem ter percebido, são cá do burgo de OAZ e meus amigos. Sim, porque se não fossem meus amigos, não se arriscavam a pedir ao Je para os fotografar... eles lá sabem no que se metem!!!

Isto surgiu porque este ano a coisa é a sério! A aposta é forte e como a equipa conta com dois bons patrocinadores a apoiá-la, é necessário proporcionar-lhes o devido retorno.
O mais giro de tudo é que uma das fotos apareceu (a cores!) num jornal cá da terra, num artigo sobre a equipa. A publicação não tem nada a ver com a boa/má qualidade da foto, mas tem sempre a sua piada ver uma "criação" nossa a circular por aí, especialmente para quem não tem puto de experiênica nisto. Aqui está ela:


A fotografia digital é substancialmente diferente da analógica, especialmente no que diz respeito às reflex, e cada vez que faço uns quantos clics aprendo mais qualquer coisa e ganho cada vez mais vontade de continuar a clicar! Um pesadelo para os que me rodeiam portanto!!! :))

25 de novembro de 2008

My name is Bond... James Bond!!!

Para quem não conhece, este é o TERRORISTA lá de casa:
Agora que mudámos de casa e estamos finalmente no "Lote 20", quem se diverte é ele, especialmente com os fios, cabos e afins que consegue (sempre) descobrir seja onde for...
Para terem uma ideia:
- carregadores de telemóvel, TODOS eles estão descarnados em algum sítio
- cabo da tv/satélite com marcas diversas
- extensões eléctricas, sobram poucas sem marcas
- auscultadores do MP3, já comprei 3
- cabo SCART da TV nem compro que é caro e um já foi
Esta semana, chegou o sofá e as cadeiras para a sala... o bicharoco até trepou paredes de contentamento!!!

Teoricamente, um persa é calmo, sereno e pachorrento... TEORICAMENTE!!!
Conclusão: acho que vou aumentar o seguro multi-riscos da casa!!!

20 de novembro de 2008

Pikes Peak & Ari Vatanen

Se o vídeo anterior era surreal, este é inacreditável!!!
Convém referir que isto se passou em 1988(!) e trata-se de um Peugeot 405 T16 com 1000cv sem as mariquices dos WRC actuais: diferencias electrónicos, cartografia de motor optimizada, direcção assistida, travões xpto, suspensões e pneus de topo... isto é tudo mãozinhas e pezinhos do Exmo. Sr. Ari Vatanen!!!
Se ouvirem bem, quando o homem acelera aquilo não anda, patina... e além disso, acho que nunca anda a direito. Só para os lados! Já agora, aquelas tangentes ao abismo fazem-me um bocado de espécie... isso e domar o bicharoco só com uma mão, enquanto a outra tapa o sol!!!
Outros tempos... agora, os pilotos do wrc são umas meninas comparados com estes artistas!

Surreal!!!

Para quem gosta destas coisas, vai achar um piadão a este vídeo! É quase tão bom como o vídeo do Ari Vatanen a fazer o Pikes Peak com um Peugeot de 1000cv... Esse sim é "o" vídeo para quem gosta de carrinhos! :)

Enjoy...

26 de junho de 2008

Canyoning no Rio Teixeira

Mais uma actividade radical no curriculum...
Neste caso foi uma repetição, mas num local diferente! Voltei a fazer canyoning, mas desta vez no Rio Teixeira. Foi muuuuito fixe! O rio é lindo e a vontade de voltar a repetir a dose com a TOBOGA, mas no Gerês, é mais que muita!! :)

Ainda deu para alguns exorcizarem uns certos medos das alturas nos saltos, mas ainda assim, ficou aquele saltito de 18m por fazer... ggrrr... que raio, quem saltou de 5m, 6m e 11m, também salta 18m! No entanto, os monitores desaconselharam e nós não fizémos. :(
Parece que temos de lá voltar!!! :))

E pronto xôr Gato, já te podes casar!!!

18 de junho de 2008

Gastronomices!

Uma das coisas que pretendo fazer aqui no blog é dar a conhecer alguns dos restaurantes, tascos e afins que vou visitando, e que na opinião das minhas papilas gustativas ou outros considerandos, vale a pena guardar o nº de telefone para uma segunda visita!
Ressalvo apenas que a apreciação da dolorosa (será sempre a última indicação), é feita com base na relação qualidade/preço e não no valor da conta propriamente dito.

Sendo assim, comecemos pelo Alto Alentejo pois ainda recentemente lá estive e... e... e... JASUS! QUE GASTRONOMIA!!

ÉVORA - "O Antão"
Boas entradas e excelente sopa de cação! Decoração simples, serviço simpático e cordial. Carote...

REDONDO - "O Barro"
Ambiente simpático por ser muito pequeno e com serviço atento. Boa comida regional. Na média...

REDONDO - "Chá Ao Luar"
Excelente localização, num monte alentejano! Decoração muito engraçada, boa cozinha regional, apesar de ter algumas variações. Não é barato.

MOURÃO - "Adega Velha"
O verdadeiro tasco pitoresco, como eu gosto, com cozinha tradicional. Com um pouco de sorte, pode-se almoçar ao som de cantares tradicionais alentejanos, regados com vinho tinto servido ao balcão naqueles copos pequeninos... Barato.

CABEÇO DE VIDE - "ROLO"
Mesmo ao lado da antiga estação ferroviária, num antigo barracacão recuperado. Para quem chegar no dia certo, existem "apenas" 40 entradas para uma verdadeira degustação regional. Um sonho... :). Na média

Mais tarde, "posto" aqui alguns dos meus restaurantes de eleição. Para já, fiquem com estes, que já vão muito bem servidos!

PARABÉNS A NÓS!!!!!

No fim-de-semana prolongado de 07 a 10 de Junho, fui com a patroa comemorar o primeiro ano de casório! JASUS! Como o tempo passa!!! O que vale é que, para já, ainda não tenho cabelos brancos... :)
Parabéns Lili e obrigado por me aturares...! ;)

Optámos por ir passar o fim-de-semana prolongado ao Alto Alentejo: duas noites no Redondo na Herdade de Água D'Alte

e a noite da celebração propriamente dita em Marvão, na Pousada de Santa Maria. Visitámos Évora, Redondo, Monsaraz, Mourão, Reguengos de Monsaraz (Herdade do Esporão), Borba, Estremoz e Marvão.

Évora e Monsaraz por si só merecem uma visita, mas Marvão justifica a viagem!
A paisagem a perder de vista em redor das muralhas é fantástica e tão cedo não me esqueço daqueles momentos de pura descontração na Pousada, com uma vista de sonho.
Aproveitámos para descansar da correrria que têm sido estes últimos meses por causa do trabalho e da casa nova, e claro, para passear e... COMER!!! :))

Estando no Alentejo, isto obviamente tinha que descambar para a gastronomia! E QUE GASTRONOMIA!! Este tema merece, obviamente, um post posterior... :)
Só para aguçar o apetite, este é o restaurante Adega Velha onde almoçámos um FABULÁSTICO(!) cozido da casa, ao som de cantares alentejanos... um sonho...
Ficou uma grande vontade de voltar para conhecer o que falta do Alto Alentejo, já para não falar do Baixo, do Interior e do Litoral (este já visitado antes).
Se antes gostava desta região, agora estou rendido aos seus encantos!!

18 de maio de 2008

Velocidade Terminal... O VÍDEO!!!

Editei o original, pois era muito grande para publicar, e deixei só a parte que interessa!!

16 de maio de 2008

Velocidade Terminal

A minha foi pouco mais de 200Km/h e estive em queda livre durante uns estonteantes 49 segundos, desde os 4.000 até aos 1.500 metros de altitude!! É este o resumo do salto tandem em pára-quedas que recebi como prenda pela minha entrada nos "intas"... :)
Foi muito giro, gostei imenso porque já tinha vontade de experimentar há muito tempo, mas no final ficou uma sensação de "soube-me a pouco"... é que nós não temos que fazer absolutamente nada, está tudo nas mãos do instrutor e por isso, não senti a adrenalina à flor da pele como quando fiz o bridgejumping! Este continua, definitivamente, no topo das experiências radicais!!!! ;)

Para quem quiser, aqui vai uma descrição mais pormenorizada, enquanto não coloco aqui o vídeo que andou perdido e estragado nos correios...

26/04/2008
A primeira sensação à chegada ao aeródromo de Évora foi estranha, pois estava assustadoramente calmo! :) A patroa estava (muito) mais nervosa do que eu!!! :))

Depois de me encontrar com o instrutor da Sem Limites, tive que aguardar a minha vez para saltar pois o avião que íamos utilizar andava num constante sobe-desce com uns ganda malucos que estavam na parte prática do curso de pára-quedismo...
Vinte minutos depois, vou finalmente fazer o briefing! Instruções simples e básicas (que convém não esquecer lá em cima...), vestir o fato, confirmar o aperto do baudrier gigante, "et voilá"... estou pronto! Mais uns 5 minutos de espera para entrar no avião, onde seguiram mais uns quantos tresloucados, e aqui vai disto!!!! :)))
Por incrivel que pareça, continuava bastante calmo e até aproveitei para apreciar a paisagem e dar umas gargalhadas à custa das piadas dos instrutores.

Aos 1.500m, saltam 4 doidos em abertura automática e o câmera mete a cabeça fora do avião para apreciar... surreal!!! Esta foi a única altura em que a minha pulsação subiu! É preciso coragem para nos atirarmos, de livre vontade, por ali abaixo... tão cedo não esqueço a imagem e o barulho deles a desaparecerem no abismo mesmo à minha frente!
Chegados aos 3.000m, recordámos as instruções e aos 3.500m apertámos o meu baudrier gigante ao do instrutor.
Aos 4.000m, aviso do cockpit que estava na hora... aqui a pulsação subiu um xisco, admito! :)
Abriu-se a porta, o câmera vai para o lado de fora do avião(!) agarrado à fuselagem, eu meto as pernas de fora com os calcanhares bem encostados à fuselagem por baixo da porta e...
JERÓNIMOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!

A aceleração quando saímos do avião é brutal!!! E até estabilizarmos na posição certa, faz um bocado de impressão, mas o resto da queda livre não custa nada e se não fosse a turbulência e a presença do câmera a filmar e a interagir comigo, até era uma coisa banal... :))
Depois de abrir o pára-quedas, ainda deu para experimentar os comandos do bicho por alguns momentos e apreciar calmamente os lagos que abundam na paisagem alentejana nos arredores de Évora.
Poucos minutos depois, veio a aterragem no solo com o rabiosque no chão! Teve que ser assim porque não havia vento....

E pronto! Assim se gasta uma prenda de anos!!!!
Obrigado Maridinha!!! ;)

30 de abril de 2008

1ª Vitória de Álvaro Parente

Pois é, o "puto" nortenho acabadidnho de chegar à GP2, limpou a 1ª corrida da temporada...!!! MAI NADA!!! Não é para me gabar, mas as previsões que fiz à uns meses atrás aqui no blog começam a bater certo ;)
O "puto" guia mesmo umas lecas... só é pena que o maior patrocinador dele seja uma empresa islandesa(!!!) e que em território lusitano apenas a Delta tenha dado o seu apoio (honra lhe seja feita: de cada vez que sair de casa para tomar café só não vai ser DELTA se não puder!!!).

Uma repetiçao do feito na próxima prova, em Istanbul, tinha a sua piada! Quanto mais não seja para ver se desta vez a FIA (Federação Internacional do Automóvel) fez o trabalho de casa como deve ser e tratou de arranjar uma bandeira de Portugal "A SÉRIO", porque aquela que foi içada até me deu urticária só de olhar:Se isto fosse um país em modos, a FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) já tinha feito um pedido formal de desculpas a quem de direito porque o que se passou é absolutamente vergonhoso.

Se isto acontecesse em Portugal com um piloto espanhol, tínhamos o Sócrates a ligar ao Zapatero a pedir desculpa... e não nos livrávamos de aturar durante meses o orgulho ferido dos nossos vizinhos que nestas coisas da Nacionalidade são fod****!!! E já agora, com razão...

23 de abril de 2008

Gadget's II

Cumprindo a profecia de um dos primeiros posts deste blog (Gadget's), um flash externo já cá canta!! E a escolha recaíu no aclamado Canon Speedlite 430EX, que "casa" lindamente com a 40D do Je:

Após a primeira experiência no Freita Outdoor, fiquei maravilhado com o raio de acção e a precisão do dito cujo... olhássim também eu!!! :))

Agora já não há desculpa para as fotos saírem sub-expostas... Quer dizer, teoricamente não há... Mas na prática, aquela peça que está atrás da máquina consegue sempre arranjar maneira de se trocar todo e escangalhar a exposição!!!
E depois "ai e tal... saiu queimada"! Tss... Tss... ;)

Lá mais para o final do ano devo ir à Coreia do Sul em trabalho, e se calhar, com um bocadinho de jeito e de Euros, ainda perco a cabeça e trago a 70-200mm f/4L IS USM...!

Isso é que era de ome... :)

21 de abril de 2008

Trintão...

Para quem não sabe (ou não se lembrou...), este fim-de-semana completei 30 anos de existência! Estou a ficar velhote!! E para comemorar o dia, fiz duas coisas que gosto imenso:
1º - Automoveis. Fui a Fafe, essa catedral dos ralis, ver uns carrinhos a fazer umas flores naqueles troços de terra míticos do Vizo, Lameirinha e Luílhas.
2º - Cozinhar. E obviamente, comer... :))

No final do dia, e para acabar em beleza, a bela da prenda de anos:
UM SALTO DE PARA-QUEDAS!!!
Ai oh pá, fiquei tão contente!!! :)))))
OBRIGADO MARIDINHA!!!!!

Depois de me atirar de uma ponte abaixo só amarrado a uma corda (bridge jumping), em Melgaço:


E do canyoning no Rio Frades, algures na Serra da Freita (este não sou eu, mas depois de tirar esta foto, atirei-me por ali abaixo...):

Andava cheio de vontade de experimentar o para-quedismo!!!
Já está semi-marcado para o próximo fim-de-semana e prometo deixar aqui o vídeo e/ou fotos para a posteridade.... ;)

Espero que o tempo ajude e que quando eu chegar cá abaixo, após 45s de queda livre a 200km/h, consiga articular aí umas 5 palavras seguidas... quer dizer... umas 3 desarticuladas e desconexas também servem... quer dizer, se ainda respirar já foi um sucesso!!!

15 de abril de 2008

I Freita Outdoor Challenge

E pronto!!! Após uns meses valentes de preparação, dedicação e esforço, lá decorreu o Freita Outdoor Challenge... Parabéns a todos os participantes, vencedores e vencidos, pois fazer uma prova com 180km e cerca de 8.000m de acumulado, não é para qualquer um!!!
Na memória, fica o agradecimento que algumas equipas fizeram questão de dar aos elementos da organização pelo fim-de-semana que passaram, apesar do mau tempo.

Obrigado a todos por terem vindo! Espero que tenham gostado... ;)



8 de abril de 2008

13 de março de 2008

Milano

Depois dos -18° de Moscovo e de uma viagem relâmpago a Paris onde só vi a torre Eiffel do avião, chegou a vez de Milão!

Vim visitar uma das feiras mais importantes na área do HAVAC: a MCE. É uma feira monstra, com centenas de expositores e algumas centenas de milhar de visitantes...
Só para terem uma ideia, imaginem a Exponor mas com 18 pavilhões e tendo alguns deles dois pisos... Enfim, coisa pequerrucha!

Esta é a quarta vez que venho a Milão e a cidade já não tem grandes segredos, apesar de ser sempre agradável re-visitar a magestosa catedral Duomo e as Galerias Vittorio Emanuele.

Ah! E o restaurante Cocopazzo claro, que já é um clássico! ... :)-

Moscovo

Em Moscovo faz frio, muito frio!!! Especialmente nesta época do ano...
À chegada fui bafejado com 18 graus negativos(!) e um manto branco de neve por todo o lado... Estava muito frio e até o Rio Movska estava congelado, mas excepto o dia em que cheguei, era bastante suportável e só as extremidades (mãos, nariz e orelhas) sofriam um bocado.

Profissionalmente falando, foi um fiasco! A feira onde estive era muito fraquinha e pouco visitada.
Pessoalmente, foi interessante visitar a Praça Vermelha e ver o Kremelin, mas fiquei um pouco desiludido pois esperava mais grandiosidade. O trânsito é caótico e a cidade parecia um pouco suja, provavelmente devido à neve acumulada que não derretia e formava uma papa enlameada.

No final, fica a recordação do choque cultural e da maior sensação de deslocado que já tive, ainda mais que em Istambul, e da aventura que foi tentar andar no metro com um mapa sem os caracteres em russo... :)

Nota final para a viagem atribulada de regresso que comecou com o motorista do transfer a chegar arasado, a dizer que ainda demorávamos 2h por causa do transito e eu a dizer "no, no, no...", continuou com 1h de atraso no 1° voo e acabou com a mala perdida algures em Frankfurt! Pelo meio, tive direito a um sprint desalmado pelo aeroporto de Frankfurt fora para conseguir chegar a horas à ligação para o Porto. Quem conhece o aeroporto de Frankfurt, sabe que isto foi bem mais que os 400m barreiras!!!

15 de fevereiro de 2008

Ricardo!

Mais uma criança que acaba de nascer... bem-vindo Ricardo!!!
E parabéns aos papás babados, Cátia e Ricardo.

14 de fevereiro de 2008

Moscovo

Na próxima semana vou estar em Moscovo, em trabalho.
No meio dos preparativos, lembrei-me de ir ver a previsão metereológica...


Ena pá... cum catano!!! Vai estar frescote para aqueles lados...
Vou andar de fato e gravata, mas levo as sapatilhas da Salomon!!!

13 de fevereiro de 2008

O Medo

Pela segunda vez na história, um português foi premiado no maior e mais prestigiado concurso de fotografia do mundo, o "World Press Photo".
Já não via uma foto assim, à uns tempos. Brutal!
Aqui está ela:

Miguel Lopes Barreira, jornalista do Record, foi o autor desta obra prima a que chamou "O Medo". O boneco foi tirado na Nazaré, e captou o bodyboarder Jaime Jesus numa etapa do campeonato nacional: "Primeiro senti medo. Depois concentrei-me e tentei manter a calma para aguentar o máximo tempo debaixo de água e esperar que as ondas acalmassem(...)”
Mais palavras para quê?!

Para quem aprecia fotografia, aconselho vivamente a visita à exposição que regularmente visita Portugal. Deverá ser lá mais para meio do ano, em Lisboa.

6 de fevereiro de 2008

Canoagem no Paiva

Ontem fomos outra vez até à Freita, para continuar o reconhecimento do Freita Outdoor Challenge. Desta vez com um grupo maior (Je, Germano, Gato e Hugo), fomos rio abaixo (literalmente!!!) e fizémos canoagem de águas bravas. Foi muuuuuuito fixe!

Um agradecimento especial à Turnauga por ter permitido este teste em "condições reais".

Logo no início, para aí 50m depois de arrancarmos, demos de caras com o primeiro rápido e com a nossa azelhice: virámos a giga!
Um xisco mais frescos e algumas esmurradelas nas canelas depois, lá voltámos à posição normal destas coisas e seguimos viagem durante cerca de 1h30.
Paisagens fantásticas no seio da natureza, boa companhia e um xisco de adrenalina... Ou seja, mais uma manhã bem passada!!!

O Je e o meu parceiro de pagaiada, o Germano:


Definitivamente, uma experiência a repetir!!! :)

5 de fevereiro de 2008

Lara!!!


Bem vida ao mundo Larinha!!!

Parabéns aos pais babados Sabina e Rui por esta menina linda! :)

Boa sorte para o resto da tua vida, muitas felicidades, e não dês muito trabalho aos teus papás xim??

Beijocas.

3 de fevereiro de 2008

I Freita Outdoor Challenge

Ontem foi dia de mais um reconhecimento na Serra da Freita para o I Freita Outdoor.
Para quem não sabe, é uma prova que faz parte da Taça de Portugal de Corridas de Aventura, e está a ser organizada pela malta do btt e das orientações cá do burgo, com o apoio institucional do Ori-Estarreja.
Desta vez, andamos (eu, Gato e Alex) um pouco mais longe de Arouca, bem perto do Rio Paiva.
Ao todo foram 3h30 de treino, ainda que ligeiro, mas que serviram para desanuviar a mona! :)

À procura uma passagem que não existia... :)

Eu e o Alex, na margem do Paiva.
O Je com o Rio Paiva lá ao fundo.

Mais uma manhã bem passada no seio da natureza!
Obrigado pela companhia e pelo treino, Srs. Gato e Alex!!

1 de fevereiro de 2008

Álvaro Parente na Super Nova

E não é que o milhãozito de euros apareceu mesmo!!! :))

Foi hoje confirmado que o Álvaro Parente fará o campeonato GP2, antecâmera da F1, com a equipa SuperNova, do ex-piloto David Sears. Ora aqui está uma excelente escolha! Da equipa, e do piloto!!

PORREIRO PÁ!!!

My World

Profissionalmente falando, este início de ano está a ser "agitadote"... é que a mala está com um andamento nunca visto! E a tendência não é para relaxar... pois o trabalho assim o obriga!!

Ora portantos, o primeiro trimestre de 2008 está assim agendado:
- Janeiro: Barcelona, Lisboa, Madrid
- Fevereiro: Barcelona, Moscovo, Lisboa
- Março: Paris, Milão, Madrid
Tudo somado, e para já, temos 19 dias de calendário. Isto quer dizer que vou estar 20% deste trimestre fora de casa!!!

Só é pena tudo isto ser em trabalho, e regra geral, não tenho tempo para conhecer nada excepto o que ainda se vê pelas janelas do taxi...
De qualquer forma, apesar de ser bastante cansativo e fazer com que passe muito tempo fora de casa, acaba por ser uma experiência enriquecedora conhecer outros povos, outras culturas e tradições!!

Até final do ano, o meu "WorldMap" deverá ficar assim colorido:


Até parece muito, mas não passam de uns míseros 5% do mundo... :)

30 de janeiro de 2008

Gadget's

As compras para a máquina nova já começaram! :)

Primeiro gadget: um pára-sol para a lente, que dá um jeitaço para as fotos ao ar-livre.
Mais uma compra através do e-bay, sendo que neste caso, o transporte custa bem mais do que o item comprado:
- Canon EW-73B: 1,99 GBP
- Transporte: 4,00 GBP

Resultado, por cerca de 10 euros (se for escandalosamente roubado pela Alfândega), tenho um apetrecho que cá no burgo é coisa para custar uns 40 euros.... :))
O E-bay é o maior!!!

O próximo gadget vai "ter que ser" um flash externo (Speedlite 430 Ex) porque já percebi que com o flash incorporado a coisa não vai lá...
Last but not the least, teremos a jóia da coroa...
Uma zoom série L: Canon EF 70-200mm f/4,0 L USM.Se houvesse euros, seria esta senhora com IS (Image Stabilizer).
Se houvesse muuuuuuuitos euros seria uma senhora parecida, mas a f/2,8... o que faria toda a diferença!!! ;)

Vamos lá ver se é hoje que tenho tempo para colocar aqui as primeiras fotos da dita Canon 40D...

18 de janeiro de 2008

Estreia na F1

Álvaro Parente estreou-se ontem, em Jerez, ao volante de um F1. Neste caso, um Renault R27, de 2007.
Pelos vistos, a coisa correu bem e o puto (23 anos), parece que guia umas coisas!!!
Nada de novo, para quem o acompanha à uns anos, e em cujas mãozinhas recaem as esperanças de termos um tuga de novo ao volante de um F1.

Agora, "só" falta arranjar um milhãozito de euros para assegurar um lugar na GP2, para em 2009, com toda a certeza, estar em Melbourne na sua prova de estreia da F1...
Optmista?! Não!!!
REALISTA... :)

P.S.: Que bem que ficam as cores de Portugal neste capacete:

11 de janeiro de 2008

Diz sempre aquilo que pensas!


ESTE É O MEU LEMA!!!

Nem que isso me habilite a qualquer coisinha... :)
E então num dia como o de hoje... ui ui!!!!!!!!!!!!!!!

8 de janeiro de 2008

Ritinha!!!

A Ritinha acabou de nascer!
Ulááááááá... :)

Parabéns ao Papá e, especialmente, à Mamã que tudo fez para que a Ritinha nascesse saudável e no tempo certo!!!
Um beijo enorme para a Lu e um xi-coração para o Gaspar.

FELICIDADES!!!!!!!

7 de janeiro de 2008

Pai Natal

O Pai Natal este ano foi... PORREIRO PÁ!!!

Canon EOS 40D + EF-S 17-85mm USM-IS
Processador DIGIC III, 14 bit
LCD de 3"
6,5 fps

A máquina é um... sonho! Agora até vou parecer um fotógrafo... e daí talvez não...

OBRIGADO MARIDINHA!!! :)))

DAKAR 2008

E para começar, nada pior do que a tragicomédia do Dakar deste ano, que vai ficar para a história como a 1ª grande derrota do desporto face ao terrorismo...

http://www.dakar.com/indexpt.html

Quanto a mim, é o fim do Dakar como o conhecemos até hoje, no continente Africano.
A prova lá continuará, com maiores ou menores dificuldades por outras paragens, mas sem o misticismo de sempre... o Teneré e as suas temíveis dunas!
Penso-eu-de-que...

Finalmente...

Bem, parece que foi desta que criei um blog... para entrar num novo ano de forma diferente!
Bamos a bere o que vai sair daqui! :)

Beijos e abraços.