19 de outubro de 2010

Ken Block's Gymkhana THREE

Uma vez que os dois vídeos anteriores foram publicados aqui no tasco, este terceiro não será excepção... até porque tem a sua piada!! :)
Realço o momento em que o artista vai no banking do circuito e ao travar, o carro começa logo a descair devido à brutal inclinação da pista!



P.S.: Neste vídeo há uma coisa que me faz espécie... como é que motor não parte se o gajo está sempre no red-line e a cortar rotação quando faz os piões?!

Meia Maratona Sport Zone

Um mês depois da prova de Torres Vedras, regressei ao atletismo e fiz a Meia Maratona Sport Zone na zona rebeirinha do Porto e Gaia!
Como tinha ficado com umas mazelas da prova de aventura e outras entretanto "adquiridas", somando a falta de treino devido ao trabalho, estive quase até à última para decidir se ia ou não. Como a inscrição já estava paga há muito e afinal de contas, também ia malta fixe aqui do burgo, acabei por ir na "desportiva" e encarei a prova como um passeio.

Logo a começar (mal), a partida é atrasada 20m por causa da tv... como estava a ficar calor pensei logo que ia pagar caro este atraso pois já ia chegar por volta do meio-dia. Arrancámos pelo meio do maralhal e os primeiros 2 km são feitos em ritmo lento (+6m/km). No entanto, mal começa a haver espaço, a malta fixe começa a dar à perna e o 3º km baixa para uns assustadores (pelo menos para mim que queria chegar vivo ao fim) 4:36/km!
Algures ali no meio dá para ver a minha cabeça + ombro e braço esquerdos... :)

Aviso logo que aquilo é fruta a mais para a minha carroça e a partir daqui sigo sozinho a uns respeitáveis 04:50/km pela margem esquerda do Douro. Até ao retorno ali para os lados de Canidelo tudo mais ou menos bem. Só o gémeo esquerdo (esse sacana que já não é a primeira vez que me lixa a vida nestas coisas...) é que volta e meia dá sinal, mas nada de alarmante.
Nos entretantos, a ida até à Ponte D. Luís (km12) tem umas ligeiras subidas que estragam a média (chego a fazer alguns km acima dos 05:00/km) e num ápice estou a caminho da Ponte do Freixo. A partir daqui a coisa começa a ficar um pouco mais difícil devido ao calor (o sol estava mesmo de frente e implacável!) e, obviamente, devido ao cansaço. Começo a tentar descortinar o retorno lá à frente e o desgraçado nunca mais aparece!!! Entretanto, começa a passar a malta fixe no outro lado da estrada (alguns mais frescos que outros...), o que me dá um pouco mais de alento pois "o retorno deve estar já ali...". Não estava.
Ainda demorei uns intermináveis 3 ou 4 minutos até lá chegar e, quando finalmente contornei o dito cujo, sou brindado com um ventozinho ligeiro que não é nada de especial mas que chateia cumócaraças quando já vamos feitos num oito!!!
Daqui até ao km16 a coisa foi-se fazendo (por volta dos 05:00/km), mas os dois km seguintes foram um desespero! Quando vi a placa dos 18km não consegui aguentar mais e reduzi drasticamente o ritmo para 05:30/km o que me deixava no limite para o objectivo inicial que era ficar abaixo da 01:50. Como entretanto comecei a fazer contas de cabeça para saber se chegava dentro da 01:50 ou não, quando dei por mim já estava quase no km20 e bem perto do final.
Mais um km de sofrimento e acabo com o tempo oficial de 01:50:28 (1008º lugar) que, na realidade, representa um tempo abaixo da 01:50:00 pois até passar o pórtico da partida perdi cerca de 40s.
Para quem esteve um mês quase sem treinar e na semana anterior à prova até ao fisioterapeuta teve que ir para desempenar as costas, o resultado até não foi mau de todo...
O objectivo de baixar da 01:40 mantém-se!

Como balanço final posso dizer que a francesinha do almoço cumpriu os mínimos mas não era nenhuma especialidade...

Aventura nas Linhas

No dia 11 de Setembro voltei às Corridas de Aventura (outra vez...)!!! 
A prova foi em Torres Vedras, durou um dia e foi durinha que chegue, especialmente por causa do calor. Começámos bem cedinho, depois de uma noite muito mal dormida, e saímos de OAZ ainda de noite em direcção a Torres Vedras. Chegada, secretariado, preparativos, briefing, o costume...
A primeira etapa foi um score 100 urbano no centro da cidade cujo ponto alto (no sentido restrito e lato) era um cp lá bem no alto da torre de menagem do castelo! A vista sobre a cidade era fantástica!!
Na 2ª etapa (BTT) fiquei na assistência e cometi o erro crasso de não me alimentar como deve ser pois quando arranquei para a 3ª etapa (pedestre), por volta do meio-dia, já estava acordado há muitas horas. Resultado, a etapa correu (mesmo) muito bem, a orientação foi quase perfeita e foi sempre a aviar cp's... No entanto, quando cheguei à assistência estoirei completamente após umas míseras 3h de etapa! Tentei comer, alongar e descansar pois tinha a 4ª etapa para fazer (BTT).

Logo no início a coisa começou a correr mal porque o estômago não achou grande piada à massa deglutida à pressa e à bruta e fiquei com uma má disposição do arco da velha. Logo a seguir, a meio de uma subida descumonal (pelo menos parecia...), dei uma valente queda para o lado numa vala, quando estava quase parado! Por último, como esta etapa visitava uma série de fortificações das Linhas de Torres, o percurso tinha uns valentes empenos a subir para ir picar cp's... Se já não me sentia bem, a coisa foi piorando a olhos vistos ao longos das 2h30 da etapa.
Esta etapa fica para a minha história pessoal como um dos maiores esforços psicológicos (e físicos) que já fiz para obter um resultado de m****! Basta dizer que houve alturas em que vi as árvores aos "ss" e que, quando cheguei à assistência, atirei-me para o chão e estive lá uma boa meia-hora a recuperar ora com a cabeça no meio dos joelhos ora na posição lateral de segurança tal era o empeno...

Nos entretantos, os companheiros de equipa já estavam a chegar ao final da prova e havia que ir ter com eles! O resultado final foi um pouco decepcionante pois no final da 3ª etapa estávamos em 2º lugar empatados com o 1º classificado e acabámos por ficar em 5º lugar... :(
No entanto, os pontos amealhados acabaram por colocar a equipa CEPA TORTA em 2º lugar do ranking nacional do escalão aventura a uma prova do final da época!!!

No final de contas, e apesar do falhanço da 4ª etapa, divirti-me à brava na prova e foi um prazer voltar a sofrer com a malta!!! :))