11 de agosto de 2010

II Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos

05h19m51s  |  42km  |  99º Lugar

Que prova espectacular... ADOREI!!!
Apesar de não me sentir propriamente na melhor forma, especialmente a nível mental devido ao trabalho, trabalho, trabalho..., diverti-me à brava a "Correr ao Lusco Fusco". Foi, provavelmente, a prova onde me senti melhor e onde fiz a melhor gestão do esforço e da bebida/comida, que é o meu calcanhar de aquiles nestas provas longas.
Prova bem organizada, marcações quase perfeitas, bons abastecimentos, simpatia generalizada, enfim, nota-se bem que é uma prova organizada por quem anda lá no meio do pelotão a sofrer como os outros... :)
As únicas falhas, a meu ver, foram o atraso de quase 20m na partida e o facto de nos abastecimentos líquidos não haver bebidas isotónicas, apenas água. Já agora, para o ano, acrescentem lá um par de kms à coisa, para isto passar a ser uma ultra maratona! :))
Tudo começou no local chamado "Jogo da Bola", bem no meio das muralhas da fantástica cidade de Óbidos, com o secretariado relativamente rápido e eficaz.
Por volta das 19:45, partida simbólica no mesmo local, percorrendo a rua direita no meio  da turistada toda até à porta da muralha, onde efectivamente se deu o tiro de partida.
Nesta altura estava um pouco apreensivo pois ia fazer a prova "sozinho" e não sabia ainda muito bem como me ia aguentar, especialmente a partir dos 30km, já pela noite dentro!
Antes do tiro de partida oficial, último adeus à minha irmã que fez o favor de me fazer companhia, para ter a certeza que eu não adormecia no regresso a casa... Obrigado Mana!! :))

Mal é dado o tiro de partida, começo imediatamente a sentir-me "mais leve", bem disposto e cheio de força!
Os primeiros km fazem-se sem grandes problemas, apesar da subida ingreme por volta do km2, e num ápice, chegamos à lagoa de Óbidos. O sol já está na linha de horizonte e as vistas são absolutamente fantásticas! O percurso de +/-12km que fizémos em redor da lagoa até chegar à praia, foi dos que mais gozo me deu fazer até hoje!
Após o primeiro abastecimento (km8.5), onde só bebi um copo de água, atrelei-me a um grupo de cerca de 10 atletas para aproveitar a boleia da luz dos frontais que alguns deles já levavam ligados. O meu estava no camelbak e não queria nada estar a parar para o retirar, pois ia perder o excelente ritmo a que íamos, bem acima do que pensava fazer nesta altura... já agora, um olá à Susana Almeida e ao Fernando Fonseca do Omundodacorrida.com, com quem fiz esta parte. Fica a promessa que, para o ano, vou tentar ir ao Trail do Sicó! Já está na agenda!!

Cheguei ao 2º abastecimento (km18.5), na praia da Aldeia dos Pescadores, com cerca de 1h50. Como tinha levado umas pastilhas da isostar com que me dou bem, atesto o camelbak e pastilhas lá para dentro para equilibrar os electrólitos porque ainda falta muita corrida e a seguir... vem a praia!!! Já era noite cerrada, estava muita humidade no ar e frio cumóc...!

Apesar de ter sido a parte mais dura e não estar nada à espera de uma tareia de 6km em areia, esta foi a parte mais espectaular do percurso!!! Alguns metros depois do abastecimento, subimos uma duna de 70m(!), em alguns sítios quase de gatas(!!), e depois, foi um autentico carrossel num sobe e desce constante na falésia/dunas no meio de vegetação e arbustos, alguns deles maiores do que nós! Foi mesmo muito bom!! Quando deixámos a praia, foi quase sempre a subir até ao abastecimento sólido (km24.5), mas quase sempre em areia... cheguei aqui com 3h de prova e quando vi a mesa recheada de comida, tive que me controlar para não comer desalmadamente!! Tempo para tirar a areia das sapatilhas (mais uma vez...), mandar um sms à famelga a dizer que estava tudo bem, dar as primeiras dentadas na sandocha de presunto que tinha levado, alongar um pouco e... ala que se faz tarde!

Ao levantar apercebo-me que estive parado tempo demais pois arrefeci imenso e, como estava encharcado do suor e da humidade, quando comecei a correr tremia de frio! A solução foi correr o mais depressa possível, enquanto abanava os braços e mandava uns berros à mistura! Passado 5m a coisa regularizou e encontrei um pequeno grupo de atletas que vinham na direcção errada após um ligeiro erro de percurso, devido a uma falha na marcação. Pouco depois, fico só eu o Miguel Saraiva com quem faço a prova até ao fim, quase sempre, em amena cavaqueira! Até ao último abastecimento (km34), sofri um pouco pois o corpo começava a ressentir-se dos km já percorridos e da hora... o que me valeu, foi mesmo a companhia e a conversa!! Obrigado Miguel!!! :)

Andámos num constante sobe e desce, com algumas descidas perigosas pelo meio e, no último abastecimento, foi só descansar um pouco, atestar o camelbak e alongar, antes que que o corpo arrefecesse. Algum tempo depois, com uma quebrazita de tensão ali pelo meio, começámos a subida para o ponto mais alto do percurso. Quando chegámos lá acima e vimos as muralhas à distância, começámos os dois aos berros pois o final era "já ali"... :)

Seguimos pelo planalto até começarmos a descer em direcção a Óbidos. Ainda tive tempo para fazer uma ligeira entorse numa descida mais técnica (nem sequer parei senão era a morte do artista! Uns metros ao pé coxinho e a coisa lá compôs...). Quando vi a placa dos 40km pensei "fosgasse, ainda faltam mais dois?!?!?". Tive que parar para alongar um pouco os músculos porque estavam a ficar muito rígidos e cãimbras, não vinham nada a calhar nesta altura! Logo a seguir, subida/descida em asfalto que nos levava em direção às muralhas e à meta! A subida final até à porta do castelo é puxadota, mas nesta altura, arranja-se forças não sei muito bem onde e, as cordas ali ao lado tb ajudam!! Chegamos finalmente à pequena porta do castelo, que é a meta mais curiosa e bonita que conheço e que dá um toque pitoresco à coisa!
Chegámos juntos e o Miguel encontra a esposa logo a seguir, acabadinha de receber o prémio do 1º lugar feminino dos 22km! Parabéns Sara!! :)
Apesar de estar "cansadote", cheguei bem e muito contente com a prova que fiz. Aliás, cheguei muito mais bem disposto do que quando parti!!! :))

Dois dedos de conversa enquanto se petisca qualquer coisa do abastecimento final e... toca a andar porque ainda é preciso fazer 200km de carro rumo a casa! Resumindo, o percurso foi lindo, a prova muito bem organizada, deu-me um gozo brutal fazê-la e, para o ano, estou lá outra vez!!!

Haja pernas para isso... :))

2 de agosto de 2010

Trail Nocturno da Lagoa de Óbidos

Sábado, 07 de Agosto, 19:30... 42 km a correr ao lusco fusco...
Estou cá com um feeling que isto vai ser UMA GANDA BOLTA!!! :)