19 de novembro de 2009

Campeonato do Mundo de Corridas de Aventura

Na semana passada fui com o Gaspar ver os nossos amigos da GLOBAZ.PT -BOXIT que estavam a participar no ARWC e o que encontrámos foi isto... :)
Apesar das mazelas e da frustração causada por um atraso de 15min na madrugada desse dia os ter impedido de lutar por um resultado mais condizente com a sua prestação ao longo da prova, agora havia que levar as gigas até Peniche para acabarem classificados.

Nós que somos amiguinhos, levámos umas sandocas de leitão que desapareceram num abrir e fechar de olhos, assim como o bolo-rei escangalhado que a Márcia mandou ao seu mais-que-tudo! Com um repasto destes, até já sorriam e tudo...

Depois de mais 3 horitas a pedalar (enquanto nós almoçávamos...), nova transição e novo encontro com os atletas quando começava já a anoitecer e antes de nos despedirmos deles.

Apesar de nem tudo ter corrido pelo melhor, os meus parabéns ao Lino e ao "Gato" por terem a coragem de se meterem numa aventura desta dimensão e de a levarem até ao fim! É que estamos a falar de uma prova com cerca de 900km(!!) onde a gestão do sono (ou falta dele) é fundamental. Basta dizer que em 5 dias de prova (2ª a 6ª feira), estes ganda malucos dormiram umas estonteantes 5 horitas...

Agora, toca a picar aqui o Je porque fiquei cheio de vontade de ir ao UTSF2010... vocês sabem do que eu estou a falar!!! :))

Middle East

Estatisticamente falando, a minha última viagem "profissional" resultou em 10 aviões, 7 dias, 4 hotéis e 3 países! Culturalmente falando, posso dizer que, no mínimo, é preciso ter espírito aberto para nos metermos nestes países.

Apesar de me ter cruzado com imensos ocidentais, alguns residentes e outros em viagem tal como eu, a diferença cultural é enorme.
A simples experiência de andar de avião tem o seu quê de surreal... só para terem uma ideia, quando o avião está a descer e chega a uma altitude em que os telemóveis apanham rede, começa tudo a tocar com as mensagens a chegar e inclusivamente, fazem-se telefonemas!!! A primeira escala que fiz no Bahrein deixou-me em estado de choque pois assisti a isto, rodeado de muçulmanos vestidos a rigor... já vi filmes de terror menos assustadores...

Dias depois, à saída da Arábia Saudita, chego ao aeroporto e... o meu voo não aparecia em lado nenhum! Pergunta aqui e acolá, "ah, se não aparece então foi cancelado, é normal...". Toca a procurar pelo escritóro da Kuwait Airlines que ficava nas catacumbas do aeroporto e... estava fechado! Porquê?! Estava tudo a rezar, virado para Meca... Entretanto, alguém de uma agência qualquer confirma que sim senhor, há um voo da Kuwait Airlines mas mais tarde, e que, com toda a certeza, iria nesse... como é óbvio, tratei de arranjar uma solução porque esta não me parecia muito fiável. A solução foi ir directo ao check-in da Gulf Air e perguntar se podíamos embarcar no voo que ia arrancar passado 1h... O diálogo foi algo do género:
- "Claro que sim! Só preciso de alguém que reserve um bilhete porque aqui não temos escritório"
- "Eu já falei com a agência em Portugal e não conseguem emitir porque o avião vai partir daqui a menos de 1h!"
- "Não há problema! Eu falo com eles, emite-se um bilhete para amanhã e embarca neste! Sem problema!!"
Ligo para Portugal, passo o telefone, a empregada da agência não acredita, volto a falar com ela e quase que a insulto ao telefone e... bilhete emitido para um voo do dia seguinte e o check-in é feito já a menos de 30m do embarque...
Volto a ligar para a agência e digo "Isto é o Médio Oriente. Aqui, tudo é possível...". Resposta: "Estou pá minha vida!!! Nunca vida nada assim..."

Última peripécia.
Quando já embarcava no primeiro de 4 aviões que me iam levar de regresso a Portugal, deparo com um passageiro a viajar com dois falcões(!!) na cabine... como é óbvio, tudo calmo, tudo normal!! Afinal, isto é o Médio Oriente....

3 de novembro de 2009

In transit...

Esta semana vim parar ao Médio Oriente!

Já passei pelo Qatar, que é um país com um potencial fantástico pois tem muito dinheiro do petróleo e está apostado em tornar-se num novo Dubai. Os investimentos que estão a fazer em infraestruturas são fabulosos e já lá residem imensos ocidentais.
A confusão de nacionalidades que se vê na rua é impressionante! Americanos, europeus, indianos, paquistaneses... enfim, o vedadeiro caldeirão!! Este país era desértico e só há menos de 20 anos é que começaram a exploração de petróleo, portanto, veio tudo cá parar de todo o lado, a partir dessa altura. Como é óbvio, vê-se do pior ao melhor...

Lá ao fundo, do outro lado da baía, vê-se a parte nova da cidade com os arranha-céus já construídos e outros ainda em construção. Do lado de cá, bem, vê-se o verdadeiro "melting pot"...

Neste momento estou em Riyadh, na Arábia Saudita, o país mais Muçulmano do mundo.
Basta dizer que aqui não há Constituição ou qualquer tipo de lei judicial tal como a conhecemos. A única Lei que existe é a Islâmica e o país rege-se segundo a Sharia. Por exemplo, ver mulheres na rua é raro... muito raro... e quando se vê, a única coisa visível é a burka! Não há cinemas, a simples posse de bebidas alcoólicas dá direito a prisão ou pior e por aí fora...
Aparte estes "pequenos" pormenores, a cidade surpreendeu-me muito, pois está muito desenvolvida, com prédios novos por todo o lado, todos espelhados e com bom aspecto, existem imensos hotéis das cadeias internacionais repletos de executivos ocidentais e o fluxo de pessoas que todos os dias aqui aterra é surpreendente.

Por incrível que pareça, a influência americana aqui é enorme pois este é um aliado de sempre dos EUA devido ao petróleo... A empresa petrolífera estatal chama-se Saudi Aramco, vindo o Aramco de American Company, pois foram os americanos os primeiros a explorar o petróleo por estas bandas. Entretanto os árabes fizeram-se espertos e nacionalizaram a coisa... :)

Amanhã, nova viagem e um novo país! Desta vez para o Kuwait.
Para a semana conto como foi...

17 de outubro de 2009

Colin "Mcrash"...

Colin Mcrae foi, sem sombra de dúvidas, o piloto de automóveis que mais me fez vibrar ao longo dos anos que tenho acompanhado o automobilismo. O seu desaparecimento em 2007 deixou um enorme vazio no WRC e para que percebam o porquê da minha admiração, aqui fica um vídeo onboard de uma especial completa do rally da Gra-Bertanha em 2001...



Não é por acaso que a sua alcunha era Colin "Mcrash", dados os incontáveis acidentes que protagonizou...
Só ainda estou para perceber como é que o seu co-piloto de sempre, o Nicky Grist, aguentou este tratamento durante tantas especiais e ralis, ao longo dos anos. Curiosamente, após a morte do seu piloto, ele não navegou mais ninguém. Comparado com o Colin, deveria ser um tédio...

11 de outubro de 2009

Na Ria... outra vez!!!



Ai que rica manhã!!!

19 de julho de 2009

Gymkhana Two

Lembram-se do Ken Block e da sua Gymkhana?!
Aqui está o novo vídeo com um novo carro! Continua a ser um Subaru Impreza e continuam a ser 530cv...



Gosto mais do primeiro porque este já tem muita produção e tratamento de imagem, no entanto, tb não está mal não senhor!!!

Corrida da Freita

No passado dia 05 de Julho fiz o esforço hercúleo de me levantar da cama às 08:00 de um domingo chuvoso, no dia seguinte a um casório e após 3h30 mal dormidas para ir... CORRER!!!
Estive quase quase para ficar a roncar a manhã toda, mas os dias loooooongos e atribulados no trabalho sem tendência para acalmar fizeram-me arrastar para fora da cama a ver se desanuviava a mona.

Assim que me levanto vou à janela e... FOSGASSE! QUE TRAMPA DE TEMPO!! Mas que raio vou eu fazer neste estado para a Serra da Freita e com este tempo?!
Fui na mesma... Cambada de gente doida, é o que é... :) Pior só o Gato e o Lino que foram fazer os 60km do Ultra Trail e às 06:00 começaram a correr! Enfim, há tolos para tudo...
Depois de demorar "toda a vida e mais seis meses" até sair de casa tal era (in)capacidade mental, cometi a proeza de conseguir NÃO tomar café até chegar à Freita... estava mesmo a nanar em pé!!! Chego ao Merujal, preparativos iniciais e tal e coisa, roupinha vestida, camelbak às costas, dorsal colocado e... começa a chover! Porreiro, tudo a correr bem... mais uns minutos de espera até arrancarmos e... lá foram cento e picos atletas planalto fora!

Início lento, muuuuito lento, mas que deu para ficar mais ao menos a meio do pelotão alguns minutos mais tarde na transição de um caminho pedestre. Até ao primeiro abastecimento, aos 6km perto do Vidoeiro, ainda custou um xisco, mas daqui para a frente foi sempre a curtir!!! Cerca dos 8 km começa a chover a sério e dei por mim com um sorriso de orelha-a-orelha a correr serra abaixo e a pensar que se tivesse ficado em casa, na cama, tinha sido um desperdício.
Até final não houve grande história, apenas algumas semi-perdidelas devido a algumas marcações "manhosas" quase invisíveis e a SUBIDA da Castanheira até Cabaços! JASUS!! Que empeno!!! Como conhecia bem os caminhos ainda servi de guia a um monte de gente e estive rés-vés cai-não-cai num riacho. Nada de anormal considerando que se estava no meio do habitual nevoeiro cerrado da Freita... :)
No fim da subida ainda deu para ter um princípio de caimbras, mas como estava já a chegar à Mizarela, nada como acelerar até ao fim, que era (quase) já ali depois daquela subida!!! Cheguei cansadote... :)
Resultado: 16km em 01h48, o que valeu um 48º lugar entre 126 participantes.
Com uma noite de sono normal e um cafézito, acho que dava para tirar 10min ao tempo. Mais não porque dói muito... :)

Para o ano estou de volta!

PS: Os ganda malucos do Gato e do Lino fizeram os 60km abaixo das 09:00 nuns excelentes 32º e 33º lugares. AH! E o Lino fez isto com uma rotura muscular numa perna... DOIDO!!

28 de junho de 2009

Freita... again!!!

É sempre bom regressar à Serra da Freita!
Acho que nunca me vou cansar de ir até lá acima passear, correr, pedalar, o que for...Desta vez tive direito a um jogging de 15km no planalto durante +/-2h. A média foi baixinha mas serviu de reconhecimento para a corrida da Freita que é já daqui a 2 semanas!
A avaliar pelo meu estado no final das 2h, estou com um feeling que a prova vai ser "durita"... É que o planalto da Freita sobe e desce de caraças! :)))
A acompanhar o Je veio o Gato que está a treinar para o Ultra Trail de 60km (é doido!!) e o inevitável Alex... :)
Quem tiver olhos de águia consegue "miscá-los" na foto...

BTTadas

No último mês tive direito a duas passeatas de categoria!

No final de Maio fui fazer uma volta que andava a planear já há algum tempo, pois consigo ver o trilho por onde andámos da janela do meu escritório...
Saída de casa marcada para as 07:00 para termos tempo de fazer cerca de 70km desde OAZ até à Foz do Rio Mau, em Sever do Vouga, e regressar.Até meio do percurso ainda consegui acompanhar a pedalada dos Globaz.Pt-Polisport, mas no regresso a coisa já custou um cadito mais...
Por volta do meio-dia, já com um calor absolutamente insuportável, deu-me o abafo à chegada a OAZ! Como disse o Lino, eu já imaginava que comia mosquitos... :) Pudera! 5h30 e 70km depois quem é que aguenta as perninhas?! :))

Já este mês, fui até Estarreja fazer a Biomaratona Rota dos Esteiros que andou ali bem pertinho da Ria de Aveiro no Percurso de Salreu e arredores.Nos dias anteriores à prova o S. Pedro resolveu abrir a torneira de forma quase diluviana e alagou o percurso! Como a prova quase não tinha altimetria, estava cheio de vontade de fazer os 90km mas mal comecei percebi que a coisa não ia ser meiga.. a lama era mais que muita e o piso estava muito pesado. Acabei por optar pelos 50km, mas com o objectivo de fazer menos de 2h30. Resultado: 52.23Km em 2h:28 (média de 21.1Km/h) e uma dor nas perninhas que nem vos conto... :)
Foi o verdadeiro SPA com tratamento à base de lama para rejuvenescer o corpo e o espírito... UM VERDADEIRO LUXO :))
Definitivamente, um sítio onde voltar seja de bicicleta ou a pé!
Mais informação em: http://www.bioria.com/.

26 de maio de 2009

Corrida da Freita


No dia 05 de Julho vai decorrer o Ultra Trail da Serra da Freita, que mais não é do que uma ultra-maratona de 60km(!!) pela majestosa Serra da Freita. Ao mesmo tempo vai decorrer a Corrida da Freita numa distância inferior (16km) e acessível ao comum dos mortais...

Apesar de já conhecer a Freita razovelmente bem, esta é uma excelente oportunidade para regressar até porque aliciei uma pessoa especial... o meu pai!! Ah pois é!!!
Depois de muito lhe falar na beleza da Serra, surgiu a oportunidade de o levar lá acima para conhecer os recantos do planalto a fazer uma coisa que ele tanto gosta... CORRER! :)
Na verdade, nem foi preciso aliciar, bastou começar a falar numa corrida no planalto da Freita e 3,5 segundos depois, o homem alinhou logo!!

Depois de ter experimentado a meia-maratona por duas vezes, em Lisboa e Ovar no já "longíquo" ano de 2006, e onde levei um duplo banho de humildade deste senhor que, naquele ritmozinho de quem corre há 30 anos e que parece que não anda, mas depois passa por mim como se eu estivesse parado e ainda fosse ali ao lado tomar um café, ler o jornal e continuar com a vidinha dele, enquanto eu já só tenho dores quando respiro...(ufa!), espero desta vez ter perninhas para o acompanhar e mostrar-lhe ao vivo aquilo que já por tantas vezes lhe descrevi.
Só por isto, e por poder disfrutar da companhia dele num local destes, a prova já vai valer a pena!! :)

14 de maio de 2009

Feel Good Song

Ora aqui está a minha "feel good song" do momento (aqui em versão solo e acústica). Esta é para ti maridinha!! :)



Apesar de estar em viagem de trabalho e (ainda) longe de casa por mais alguns dias, esta música dá assim um aconchego especial porque revejo-me muito na letra. Quando chegar a Portugal vou directo à Fnac comprar o álbum...

9 de maio de 2009

Sanidade Mental...

No final do ano passado meti na cabeça que estava na hora de voltar a fazer desporto mais regularmente, pois a minha sanidade mental depende disso. Sendo assim, contrariando tudo o que defendia, inscrevi-me num ginásio para fazer as aulas de cycling. A parte mental melhorou e até achei piada à actividade, apesar de estar fechado dentro de 4 paredes.
O problema começou quando veio o bom tempo! Nunca mais fui ao ginásio, apesar de ter pago meio ano à cabeça e poder frequentar o dito cujo até final de Maio.

Pois é... o apelo da Natureza é mais forte e então, toca a fazer uma revisão geral à bike no Paciência para re-começar a pedalar furiosamente! Já agora, a bicla ficou NOVA!!! :))
Como no dia 19 de Abril havia uma maratona em OAZ, toca a passar a manhã de aniversário a pedalar... acabei com 50 km nas pernas e cansadinho, mas feliz! :)
Como o pessoal das corridas de aventura nunca deixou de treinar furiosamente :), companhia não falta, até para outras actividades! À custa disso, no sábado passado fomos até à Ria de Aveiro remar um bocado. Resultado, duas horas muito bem passadas no seio da Natureza, a fazer desporto e com boa companhia! Um luxo...
Sabem que mais?! BYE BYE GINÁSIO!!!

23 de fevereiro de 2009

World Press Photo 2009

O grande vencedor do World Press Photo 2009 foi Anthony Suau da revista Time, com uma foto que retrata a tão tristemente famosa crise americana do sub-prime:
" US Economy in Crisis: Following eviction, Detective Robert Kole must ensure residentshave moved out of their home, Cleveland, Ohio, 26 March. "


Vejam aqui as restantes fotos premiadas nas diversas categorias.
Em meados de Junho, a exposição itenerante com as fotos vencedoras de todas as categorias vai estar em Lisboa no Museu da Electricidade. Definitivamente a não perder!

22 de fevereiro de 2009

A última viagem de José Megre

Faleceu ontem o Sr. TT Português... Uma perda inestimável para o automobilismo Português e para o todo-o-terreno em particular. Não há palavras para descrever o que este Homem fez e cujo lema era "A sorte protege alguns audazes".

Um viajante nato, que visitou e conheceu todos os países do planeta, excepto um... o mapa com as viagens e expedições que o José Megre fez é algo digno de ver:
Em jeito de homenagem, deixo aqui a sua "biografia" resumidíssima retirada do seu site:
"
José Megre o viajante
Após a sua recente viagem ao Haiti, José Megre está muito próximo de conseguir o seu objectivo de conhecer todos os países soberanos do mundo, com 193 países visitados, de um total de 194 (mais o Kosovo onde também esteve há alguns anos).
De notar que, as viagens de José Megre não são feitas, de maneira nenhuma, unicamente para conseguir o carimbo no passaporte. A sua norma é fazer vários quilómetros, em todas elas, para conhecer o melhor possível os países onde vai, tendo percorrido até agora cerca de um milhão de quilómetros em automóvel fora de Portugal. Mesmo nas últimas viagens que fez a países fechados ao turismo, alguns dos quais bastante instáveis e com restrições à circulação, percorreu de automóvel várias centenas de quilómetros em cada um.
Entre os cerca de 20 onde se deslocou nos últimos dois anos, contam-se a Libéria, o Afeganistão, a Coreia do Norte, a Nigéria, o Zaire, a Somália, os minúsculos Nauru e Tuvalu no Pacífico, o Tadjiquistão e a Arábia Saudita, onde José Megre se deslocou no último ano por três vezes, fazendo aí um total de 12 000 quilómetros em automóvel, tendo esta sido a sua mais recente e importante descoberta.
Em 2007 fez a sua terceira viagem em automóvel desde Portugal ao sul de África, desta vez com destino a Maputo. Mas, anteriormente já tinha atravessado 15 vezes o deserto do Sahara em seis itinerários diferentes. Assim, conhece todos os países de África através destas e de várias outras viagens que fez neste continente, sempre em automóvel.
José Megre começou a viajar de automóvel no estrangeiro com 13 anos, na altura com os pais, e nunca mais parou. Desde então, para além dos itinerários no continente africano anteriormente referidos, cruzou a Europa e a Ásia por três vezes, fazendo duas travessias entre o Atlântico e o Pacífico, uma no rali Paris Paris-Pequim, outra no comboio Transiberiano e ainda outra que o levou de Lisboa à Índia, Nepal, Butão e Tibete de automóvel.
Nos dois continentes americanos, atravessou por duas vezes os Estados Unidos e uma vez o Canadá, ambos de costa a costa. Percorreu também todos os países da América Central e, por quatro vezes, a América do Sul em viagens de cerca de 15 000km cada, sempre em itinerários diferentes.
Efectivamente, o objectivo de José Megre como viajante não é só conhecer todos os países do mundo, mas também fazer todos os grandes itinerários dos sete continentes, cruzando-os de Norte a Sul e/ou de Leste a Oeste. Assim, para cumprir este objectivo deslocou-se também à Antárctida no navio Explorer, recentemente afundado durante uma expedição idêntica. Percorreu, ainda, cerca de 20 000 quilómetros na Austrália, para além de ter estado em todos os países independentes da Oceânia - Pacífico.

Depois de ter completado os mais importantes itinerários em África e na Ásia, foi agora a vez de se concentrar na América do Norte e Central onde lhe faltam apenas algumas ligações para completar integralmente um itinerário que ligue o oceano Glacial Ártico até à Terra do Fogo, incluindo a extensão até à Península Antárctica feita em 2005, de barco. José Megre efectuou recentemente a ligação entre Prudhoe Bay, no norte do Alasca e S. Francisco, na Califórnia, ficando apenas por cumprir uma ligação entre o norte e o sul do México, para completar esse roteiro.

O Iraque: a próxima viagem
José Megre promete completar, em breve, a totalidade dos países visitando o Iraque, aquele que talvez seja o mais difícil neste momento. Depois de uma tentativa falhada de entrar no país pelo Kuwait, em direcção a Bassorá, a opção agora escolhida será de entrar pelo norte, através do Curdistão Iraquiano.

Clube de Viajantes
Com o seu currículo de 192 países visitados e de conhecer 1839 divisões administrativas destes países (Standard ISO da Wikipedia), José Megre poderá ser o português mais viajado. Ele próprio gostaria de o saber, pelo que se alguém considerar que tem um currículo semelhante ou superior poderá contactá-lo através de: contacto@a2.com.pt ou josemegre@clubeaventura.pt. Destes eventuais contactos poderá nascer um clube português de viajantes.
José Megre está incluído no número dos grandes viajantes do mundo em vários clubes internacionais particularmente o http://www.mosttraveledpeople.com/, http://www.jorgesanchez.org/ (viajeros notables) entre outros.

Outros dados biográficos
Depois de vários anos como piloto e preparador de viaturas de competição em circuitos de velocidade e ralis, José Megre dedicou-se, a partir de 1982, exclusivamente à disciplina de todo o terreno como piloto, ao que se seguiu a criação e organização das maiores provas desportivas internacionais desta especialidade que ainda hoje se realizam em Portugal. (Baja de Portalegre; Baja de Portugal Vodafone 1000; Rally Transibérico, 24 Horas de TT de Fronteira, para além do raid Transportugal)
Nos anos 80, participou, como piloto, várias vezes no rali Paris Dakar e depois no Paris Cidade do Cabo e Paris-Moscovo-Pequim, entre várias outras provas internacionais de todo o terreno.
Desde 1987 foi o responsável pela criação e organização de várias expedições intercontinentais em África, Ásia e Américas, todas elas com um mínimo de 15.000 kms. É o sócio número 1 e co-fundador do Clube Todo o Terreno, criado em 1982, e Presidente e co-fundador do Clube Aventura, iniciado em 1984."

Elucidativo..............

Até sempre José Megre!!!

10 de fevereiro de 2009

Beatriz!!!

Que bela forma de começar o meu 2009 "bloguístico"!!!
Já nasceu em Dezembro, mas por falha minha não apareceu aqui no blog como devia... :) Parabéns à Mamã e ao Papá (babadíssimos...) pela Beatriz!
Muuuuuuuitas felicidades!!!