26 de junho de 2008

Canyoning no Rio Teixeira

Mais uma actividade radical no curriculum...
Neste caso foi uma repetição, mas num local diferente! Voltei a fazer canyoning, mas desta vez no Rio Teixeira. Foi muuuuito fixe! O rio é lindo e a vontade de voltar a repetir a dose com a TOBOGA, mas no Gerês, é mais que muita!! :)

Ainda deu para alguns exorcizarem uns certos medos das alturas nos saltos, mas ainda assim, ficou aquele saltito de 18m por fazer... ggrrr... que raio, quem saltou de 5m, 6m e 11m, também salta 18m! No entanto, os monitores desaconselharam e nós não fizémos. :(
Parece que temos de lá voltar!!! :))

E pronto xôr Gato, já te podes casar!!!

18 de junho de 2008

Gastronomices!

Uma das coisas que pretendo fazer aqui no blog é dar a conhecer alguns dos restaurantes, tascos e afins que vou visitando, e que na opinião das minhas papilas gustativas ou outros considerandos, vale a pena guardar o nº de telefone para uma segunda visita!
Ressalvo apenas que a apreciação da dolorosa (será sempre a última indicação), é feita com base na relação qualidade/preço e não no valor da conta propriamente dito.

Sendo assim, comecemos pelo Alto Alentejo pois ainda recentemente lá estive e... e... e... JASUS! QUE GASTRONOMIA!!

ÉVORA - "O Antão"
Boas entradas e excelente sopa de cação! Decoração simples, serviço simpático e cordial. Carote...

REDONDO - "O Barro"
Ambiente simpático por ser muito pequeno e com serviço atento. Boa comida regional. Na média...

REDONDO - "Chá Ao Luar"
Excelente localização, num monte alentejano! Decoração muito engraçada, boa cozinha regional, apesar de ter algumas variações. Não é barato.

MOURÃO - "Adega Velha"
O verdadeiro tasco pitoresco, como eu gosto, com cozinha tradicional. Com um pouco de sorte, pode-se almoçar ao som de cantares tradicionais alentejanos, regados com vinho tinto servido ao balcão naqueles copos pequeninos... Barato.

CABEÇO DE VIDE - "ROLO"
Mesmo ao lado da antiga estação ferroviária, num antigo barracacão recuperado. Para quem chegar no dia certo, existem "apenas" 40 entradas para uma verdadeira degustação regional. Um sonho... :). Na média

Mais tarde, "posto" aqui alguns dos meus restaurantes de eleição. Para já, fiquem com estes, que já vão muito bem servidos!

PARABÉNS A NÓS!!!!!

No fim-de-semana prolongado de 07 a 10 de Junho, fui com a patroa comemorar o primeiro ano de casório! JASUS! Como o tempo passa!!! O que vale é que, para já, ainda não tenho cabelos brancos... :)
Parabéns Lili e obrigado por me aturares...! ;)

Optámos por ir passar o fim-de-semana prolongado ao Alto Alentejo: duas noites no Redondo na Herdade de Água D'Alte

e a noite da celebração propriamente dita em Marvão, na Pousada de Santa Maria. Visitámos Évora, Redondo, Monsaraz, Mourão, Reguengos de Monsaraz (Herdade do Esporão), Borba, Estremoz e Marvão.

Évora e Monsaraz por si só merecem uma visita, mas Marvão justifica a viagem!
A paisagem a perder de vista em redor das muralhas é fantástica e tão cedo não me esqueço daqueles momentos de pura descontração na Pousada, com uma vista de sonho.
Aproveitámos para descansar da correrria que têm sido estes últimos meses por causa do trabalho e da casa nova, e claro, para passear e... COMER!!! :))

Estando no Alentejo, isto obviamente tinha que descambar para a gastronomia! E QUE GASTRONOMIA!! Este tema merece, obviamente, um post posterior... :)
Só para aguçar o apetite, este é o restaurante Adega Velha onde almoçámos um FABULÁSTICO(!) cozido da casa, ao som de cantares alentejanos... um sonho...
Ficou uma grande vontade de voltar para conhecer o que falta do Alto Alentejo, já para não falar do Baixo, do Interior e do Litoral (este já visitado antes).
Se antes gostava desta região, agora estou rendido aos seus encantos!!